Cooperativa do Vale do Mucuri comemora 70 anos

Autores:
Palavras-Chave:

Parceria com o Sebrae Minas colaborou para o crescimento da Coolvam em Carlos Chagas

Umas das primeiras cooperativas de laticínio de Minas Gerais vive um momento histórico. A Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri (COOLVAM) em Carlos Chagas completa no dia 27 de julho, 70 anos de atuação junto aos produtores da região. Fundada em 1947, a entidade começou com um grupo de 29 cooperados que buscavam uma maneira mais rentável para aproveitar o leite produzido em suas fazendas.

No início de suas atividades, a Cooperativa funcionava somente com venda de leite in natura para outras empresas, pois não tinha estrutura industrial montada para a produção de derivados lácteos. A partir de 1986, começou a produção de industrializados, como manteiga, muçarela, achocolatado, requeijão, entre outros. Atualmente, a instituição conta com cerca de 650 cooperados.

Para se manter grande, produtiva e com eficiência de gestão, a Coolvam conta com parceiros importantes como o Sebrae Minas que, há mais de 20 anos, desenvolve atividades que contribuem para a melhoria da entidade: capacitações, palestras, seminários e participação em eventos.

Uma das iniciativas realizadas foi o Programa Educampo do Sebrae, um projeto dinâmico e permanente que busca, por meio da capacitação gerencial e tecnológica, desenvolver os aspectos de gestão da propriedade, tornando-os mais eficientes e competitivos.

Atual presidente da Coolvam, Welson Souto Oliveira destaca a importância da parceria com o Sebrae Minas para o sucesso da entidade. “O Educampo desenvolveu técnicas de planejamento e gestão para nossos produtores. O trabalho com o Sebrae é fundamental para as conquistas e o crescimento da Coolvam”, destaca.

Exemplo a ser seguido

A analista do Sebrae Minas Renata carvalho reafirma o trabalho desenvolvido pela Coolvam e destaca a vocação cooperativista da cidade de Carlos Chagas. “A Coolvam exerce importante papel para o desenvolvimento econômico de Carlos Chagas. Ao consolidar sua atuação e servir de inspiração para outras iniciativas cooperativistas no município, imprime sua marca na história na cidade que é reconhecida como um território onde o cooperativismo e associativismo se destacam”, finaliza.

Sucesso com planejamento

Produtor de leite e proprietário do Rancho JB em São Domingos do Prata, o cooperado Avelino Lage destaca que as ações desenvolvidas pelo projeto desde 2004 foram fundamentais para alavancar os negócios na sua fazenda. “Por meio do Educampo consegui incrementar meus negócios após um plano de gestão e planejamento. Além do leite, comecei a trabalhar com o aperfeiçoamento da genética dos animais, sempre com o suporte dos gestores do projeto. Com esse modelo de gestão, é possível ter os dados mensurados para gerir os negócios”, afirma o produtor, que entrega 500 litros de leite diariamente para a Coolvam.